segunda-feira, 6 de junho de 2011

S.O.S Sala de Aula

Como detectar a
Violência Doméstica

"Como saber se um aluno é vítima de maus tratos? O que faço para garantir sua integridade física e emocional?"

Esse problema, infelizmente, é muito comum em escolas públicas e particulares. Na maioria das vezes, o agressor é alguém da familía. "A criança precisa aprender com palavras e atitudes de compreensão, não com tapas e humilhações", diz Maria Amélia Azevedo, coordenadora do Laboratório de Estudos da Criança da Universidade de São Paulo. Mas existem outras formas de violência. A psicólogia envolve ameaças e humilhações. A falta de carinho, de higiene e até alimentação adequada também deve ser denunciada. E a pior de todas é o abuso sexual, que deixa marcas para toda a vida.

COMO IDENTIFICAR

A criança maltratada fisicamente apresenta:
  • Manchas roxas pelo corpo (desconfie de manchas nos olhos, na boca, nas nádegas, nos orgãos genitais ou no peito)
  • Queimaduras no rosto, nos braços, não mãos, nas nádegas, nas plantas dos pés, causadas por cigarro, água ou óleo fervente;
  • Feridas na boca, nos labios e nos olhos e ainda o desenho caracteristico de uma dentada de adulto na pele.
A criança que sofre violência emocional pode:
  • Ter problemas para brincar com os colegas;
  • Ter medos exagerados;
  • Sentir-se muito triste;
  • Afastar-se das pessoas;
  • Apresentar atitudes autodestrutivas;
  • Apresentar baixo rendimento escolar.
COMO AGIR

 O Estatuto da Criança e do adolescente prevê que os profissionais que lidam com crianças e jovens devem comunicar às autoridades a suspeita ou a confirmação de maus tratos. Quem se cala comete o crime de omissão. Portanto:
  • Seja muito cauteloso e divida o problema apenas com a coordenação da escola ou um psicopedagogo.
  • Jamais pergunte à criança se ela apanha em casa ou se alguém está abusando dela. E não questione a familia, apenas observe como se dá a relação do filho com os pais.
  • Comunique a suspeita ao Conselho Tutelar de sua região.
  • Fale sobre direitos humanos com os alunos e explique que tapas, puxões de orelha e xingamentos são sim, formas de violência.
Nova Escola, A revista do professor - Ed.160- pag: 16 - ano 2003

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