sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Sonhos procurados e sonhos soterrados





Alguns sonhos são belos, outros poéticos, uns razoáveis, outros difíceis de serem concretizados; uns envolvem uma pessoa, outros a sociedade; uns possuem rotas claras, outros, curvas imprevisíveis; uns são rapidamente produzidos, outros precisam de anos de maturação.

Há muitos tipos de sonhos. Sonho de se apaixonar por alguém, de gerar filhos ou conquistar amigos. Sonho de fazer uma faculdade, ter uma empresa, ter sucesso financeiro para si e para ajudar os outros. Sonho de ter saúde física e psíquica, deter paz interior e de viver intensamente cada momento da vida.

Sonho de ser um cientista, um médico, um educar, um empresário, um empreendedor, um profissional que faça a diferença. Sonho de viajar pelo mundo, de pintar quadros, escrever um livro, ser útil para o próximo. Sonho de aprender um instrumento, praticar esportes, bater recordes

Muitos enterram seus sonhos nos escombros dos seus problemas (Freud, 1969). Alguns soldados nunca mais foram motivados para a vida depois que viram seus colegas morrerem em combates.

Alguns palestrantes nunca mais resgataram a sua esperança depois que tiveram um ataque de pânico em público. Alguns esportistas não conseguiram repetir sua performance depois que fizeram uma cirurgia corretiva ou foram pegos no exame antidoping. Alguns jornalistas enterraram sua criatividade depois que foram cercados por seus superiores. Alguns jovens bloquearam sua inteligência depois que tiveram péssimo desempenho nas provas e concursos.

Pessoas encantadoras obstruíram seus sonhos ao longo da vida. Mas precisamos desenterrá-los, pela superação de nossos traumas, conflitos, focos de tensão. Nossos sonhos precisam novamente respirar.

O presidente Franklin Roosevelt disse que a única coisa a temer é o medo do medo. É preciso vencer o medo evidente e principalmente o medo sutil, o medo do medo, para alcançar o voo dos sonhos.

Cury, Augusto.Nunca desista de seus sonhos,  2005. Rio de Janeiro p.118.

Nenhum comentário:

Postar um comentário